Denúncia

Rã é achada em bebedouro de mercado; funcionários relatam mal-estar

Caso em PE veio à tona após episódio de água contaminada em SG

Anfíbio foi encontrado dentro do bebedouro
Anfíbio foi encontrado dentro do bebedouro |  Foto: via Grupo Enfoco

Após funcionários do Assaí Atacadista, em Alcântara, São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, passarem mal com água supostamente contaminada no bebedouro da unidade, nova denúncia veio à tona, esta quarta-feira (13).

Funcionários da mesma empresa, mas agora da unidade Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, no nordeste brasileiro, relatam ao ENFOCO que estão há meses com água imprópria para consumo no bebedouro do local. Até uma rã foi encontrada no recipiente.

Leia+: Bebedouro de mercado em SG deixa mais de 60 funcionários doentes

Segundo as queixas, a água está com mau-gosto e suja. Eles dizem que apesar de inúmeras reclamações, o problema ainda acontece.

"Já tiveram funcionários que reclamaram de que estão doentes e acham que é a água. Eu mesmo venho há um bom tempo sentindo dores na região do estômago e já percebi que fico assim toda vez que tomo a água", revelou um colaborador, que prefere não se identificar.

Rã no bebedouro

Um vídeo, gravado há três meses, mostra uma rã dentro do filtro do bebedouro da unidade. Veja abaixo. Mesmo após o animal ter sido retirado, o problema da qualidade da água permanece, de acordo com os relatos.

Um novo vídeo gravado na tarde desta quarta-feira (13), e que a reportagem teve acesso, mostra a condição da água, com a coloração marrom no setor do depósito. Funcionários relatam que têm se sentido mal com frequência, após o consumo.

"Antes do acontecimento do vídeo [da rã], já tinha acontecido da água estar saindo super suja, com aspecto de lama, ferrugem ou algo do tipo. Foi passado para a gerência, que solicitou a limpeza e a troca dos filtros do bebedouro. Daí já veio esse caso da rã. Fui beber água com um parceiro de trabalho, porém, como eu já estava cismado com a água, abri o compartimento do bebedouro para averiguar antes de tomar. Foi quando vi que tinha uma rã dentro. Nisso o rapaz que estava comigo já tinha tomado a água", contou um funcionário.

Segundo um colaborador, o caso foi novamente informado à gerência.

"Eles solicitaram apenas que retirassem toda a água do bebedouro junto com o animal e depois o bebedouro foi abastecido novamente. Depois desse acontecimento, o que vem acontecendo é a água com o gosto horrível. Gosto de água suja e outras vezes, como ultimamente, com um gosto forte de cloro. Eles pouco ligam para a questão do bebedouro desse setor. Somos praticamente obrigados a beber da água com o gosto ruim e quente", enfatiza.

A solução que os funcionários criaram foi encher garrafas de 2 litros.

"A gente enche todo santo dia duas a três garrafas de 2 litros com a água do bebedouro e coloca elas na câmara de congelados, para só assim tomarmos a água gelada e aliviar mais o gosto ruim", finaliza o denunciante.

Procurado, o Assaí Atacadista ainda não se pronunciou sobre o assunto.

< Vídeo: influencer faz sucesso com 'truques' para evitar arrastão Buteco do David Brazil, no Mercado Municipal, tem vagas de emprego <